LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS
O resumo é uma das formas de registro dos estudos realizados no âmbito da Universidade. Trata-se de um gênero textual que:
inclui necessariamente uma avaliação crítica elaborada por quem o redige.
tem por objetivo conter qualquer comentário pessoal de quem o elabora.
apresenta dimensões maiores do que o texto que lhe dá origem.
traduz, em poucas palavras, a ideia do autor do texto original.
aborda detalhadamente os pontos apresentados em um texto.
Um profissional precisa compreender bem um texto, identificar informações relevantes, perceber elementos subentendidos, entre outros aspectos. Pensando nisso, leia, com atenção, o texto a seguir.
SOCIEDADE CIVIL LANÇA CAMPANHA “BANDA LARGA É UM DIREITO SEU!”
A Campanha "Banda Larga é um Direito Seu!" foi lançada simultaneamente em diversas cidades brasileiras e reúne dezenas de instituições da sociedade civil, além de adesões individuais. A campanha se define como uma ação pela internet barata, de qualidade e para todos, e defende o acesso à internet em banda larga como direito fundamental.
O intuito é sensibilizar a sociedade para a importância do tema, ao mesmo tempo em que cria uma rede para defesa dos interesses da população ante a pesada pressão das empresas sobre as políticas públicas da área. Um dos problemas apontados pela Campanha é que o Ministério das Comunicações parece estar jogando pouco peso na Telebrás, focando o desenvolvimento do PNBL nas empresas privadas de telecomunicações.
Para as entidades envolvidas, é papel do Estado garantir acesso a um serviço de banda larga de qualidade, barato e rápido a todas as pessoas, independentemente da condição socioeconômica ou da localidade. Nesse sentido, a campanha lançou um manifesto com princípios que devem balizar as ações do Executivo e do Legislativo, sejam elas de regulamentação, regulação ou de políticas públicas para o setor.
Para ler o manifesto e saber mais, acesse http://campanhabandalarga.org.br
Fonte: Revista Caros Amigos, ano XV, nº171/2011, pag.21
Após a leitura do texto, é correto afirmar que:
o tema central do texto é falar mal do governo de São Paulo em relação à necessidade de uma campanha para incentivar as pessoas a usarem mais a internet.
a banda larga é um movimento social que tem como objetivo levar a internet a todas as pessoas do país.
se a internet em banda larga é um direito fundamental, então deve ser criado um Ministério das Comunicações para administrar o acesso à banda larga pelos brasileiros de baixa renda.
a campanha poderá ser um importante instrumento para que no futuro as pessoas possam ter em suas residências internet rápida com preço acessível.
depois da campanha Banda Larga é um Direito Seu!, as pessoas esperam que os brasileiros de baixa renda disponham de acesso à internet sem terem de pagar pelo serviço.
Leia, com atenção, a propaganda veiculada na televisão.
– Esse aí é o João-de-barro.
– Seu nome científico? Furnário Rufus.
– A entrada de sua casa é sempre protegida do vento.
– Isso é um bom exemplo de bioarquitetura.
– O João-de-barro era um homem apaixonado, que virou pássaro...
– O saber de cada um compartilhado por todos.
Todo conhecimento transforma.
(Campanha Futura 2013. Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=wFJU1sXg5J4. Acesso em: 26 mar. 2016)
O texto da Campanha Futura 2013 é um bom exemplo ilustra tipos de conhecimento.
Em 1816, Louis Jean Pierre Vieillot fez a catalogação dessa espécie com o nome de Furnarius rufus, como pertencente à ordem dos Passeriformes. Quando se trata de informações como estas, pode-se afirmar que se referem ao conhecimento:
sensitivo.
teológico.
mitológico.
empírico.
científico.
A escolha do gênero textual deve levar em consideração o locutor, interlocutor, finalidade, situação e suporte. Além disso, muitos textos são compostos pela linguagem verbal e não verbal simultaneamente. Com base nisso e no cartum a seguir, responda à questão proposta.
Disponível em: <http://dukechargista.com.br/category/cartuns-duke/>. Acesso em: 09 abr.2016.
Sobre o texto lido, pode-se afirmar que:
a linguagem não verbal é suficiente para a interpretação da mensagem.
a ideia principal é mostrar o número de entregas de pizzas no trânsito.
a mensagem crítica não poderia ser plenamente compreendida sem a linguagem não verbal.
o humor do texto está no fato de o garoto ter uma grande quantidade de pizzas para entregar.
a imagem em destaque mostra que o casal se perdeu devido ao grande número de carros.
Na elaboração de um Projeto, uma vez definido o problema, apresentam-se os objetivos a serem alcançados até chegar à solução dele. Os objetivos, além de solucioná-lo, procuram a excelência no empreendimento e podem ser subdivididos em geral e específicos. Assinale a alternativa correta sobre essa fase do Projeto.
O objetivo geral é alcançado independentemente dos objetivos específicos.
Os objetivos específicos desconsideram o desdobramento do projeto.
O objetivo geral desconsidera a metodologia do trabalho.
Os objetivos específicos generalizam a temática abordada no projeto.
O objetivo geral está ligado a uma visão global e abrangente do tema.
Para Luckesi (1985), o conhecimento pode ser abordado como mecanismo de compreensão e transformação do mundo. Qual é a alternativa em que há uma correspondência entre o tipo de conhecimento e a sua característica?
O conhecimento mitológico vale-se de uma linguagem objetiva para explicar os mitos.
O conhecimento filosófico desconsidera as causas primeiras dos fatos e dos fenômenos.
O conhecimento empírico ignora a experiência cotidiana e comum das pessoas.
O conhecimento científico é um produto que resulta da investigação científica.
O conhecimento teológico pode ser revelado tanto pela fé quanto pela ciência.
Segundo o que propõe a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a referência de um livro segue a seguinte estrutura:
SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Número de páginas.
Assinale a alternativa que apresenta a referência correta para o livro.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 297 p.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 297 p.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 297 p. 2010.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 297 p. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARCONI, MARINA DE ANDRADE; LAKATOS, EVA MARIA. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. São Paulo: Atlas, 2010. 297 p. 7. ed.
Um bom trabalho acadêmico deve apresentar uma sequência de elementos que assegurem a sua organização para tornálo mais apresentável, mais organizado, quanto para possibilitar a sua leitura mais clara. Conforme estabelece a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, a sequência em que os elementos composicionais de um trabalho acadêmico deve aparecer está contida na alternativa:
capa, folha de rosto, resumo na língua vernácula, resumo em língua estrangeira, sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão, referências.
capa, sumário, referências, folha de rosto, resumo na língua vernácula, resumo em língua estrangeira, introdução, desenvolvimento, conclusão.
capa, folha de rosto, sumário, anexos, resumo na língua vernácula, resumo em língua estrangeira, introdução, desenvolvimento, referências, conclusão.
sumário, resumo em língua estrangeira, resumo na língua vernácula, introdução, apresentação, desenvolvimento, conclusão, referências, capa e folha de rosto.
folha de rosto, resumo em língua estrangeira, resumo na língua vernácula, sumário, introdução, desenvolvimento, anexos, conclusão, referências.
A seguir, observe os dados, apresentados em ordem alfabética, de um livro usado na elaboração de um trabalho acadêmico:
Ano: 1997
Autor: Néstor Garcia Canclini
Edição: 3ª
Editora: Editora UFRJ
Local: Rio de Janeiro
Subtítulo: Conflitos multiculturais da globalização
Título: Consumidores e cidadãos
Assinale a alternativa que apresenta a referência correta dessa obra, conforme as normas da ABNT.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3ª Edição. Rio de Janeiro: 1997, Editora UFRJ.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
CANCLINI, NÉSTOR GARCIA. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3ª. Ed. Editora UFRJ: Rio de Janeiro, 1997.
Considere a seguinte situação: você está fazendo a leitura de um projeto de pesquisa, intitulado A variação das preposições A e PARA na fala de Uberaba e Montes Claros, elaborado pelo Prof. Giovanni de Paula Oliveira. Qual é o tipo de conhecimento que será construído após a execução desse projeto?
inclui necessariamente uma avaliação crítica elaborada por quem o redige.
tem por objetivo conter qualquer comentário pessoal de quem o elabora.
apresenta dimensões maiores do que o texto que lhe dá origem.
traduz, em poucas palavras, a ideia do autor do texto original.
aborda detalhadamente os pontos apresentados em um texto.
Um profissional precisa compreender bem um texto, identificar informações relevantes, perceber elementos subentendidos, entre outros aspectos. Pensando nisso, leia, com atenção, o texto a seguir.
SOCIEDADE CIVIL LANÇA CAMPANHA “BANDA LARGA É UM DIREITO SEU!”
A Campanha "Banda Larga é um Direito Seu!" foi lançada simultaneamente em diversas cidades brasileiras e reúne dezenas de instituições da sociedade civil, além de adesões individuais. A campanha se define como uma ação pela internet barata, de qualidade e para todos, e defende o acesso à internet em banda larga como direito fundamental.
O intuito é sensibilizar a sociedade para a importância do tema, ao mesmo tempo em que cria uma rede para defesa dos interesses da população ante a pesada pressão das empresas sobre as políticas públicas da área. Um dos problemas apontados pela Campanha é que o Ministério das Comunicações parece estar jogando pouco peso na Telebrás, focando o desenvolvimento do PNBL nas empresas privadas de telecomunicações.
Para as entidades envolvidas, é papel do Estado garantir acesso a um serviço de banda larga de qualidade, barato e rápido a todas as pessoas, independentemente da condição socioeconômica ou da localidade. Nesse sentido, a campanha lançou um manifesto com princípios que devem balizar as ações do Executivo e do Legislativo, sejam elas de regulamentação, regulação ou de políticas públicas para o setor.
Para ler o manifesto e saber mais, acesse http://campanhabandalarga.org.br
Fonte: Revista Caros Amigos, ano XV, nº171/2011, pag.21
Após a leitura do texto, é correto afirmar que:
o tema central do texto é falar mal do governo de São Paulo em relação à necessidade de uma campanha para incentivar as pessoas a usarem mais a internet.
a banda larga é um movimento social que tem como objetivo levar a internet a todas as pessoas do país.
se a internet em banda larga é um direito fundamental, então deve ser criado um Ministério das Comunicações para administrar o acesso à banda larga pelos brasileiros de baixa renda.
a campanha poderá ser um importante instrumento para que no futuro as pessoas possam ter em suas residências internet rápida com preço acessível.
depois da campanha Banda Larga é um Direito Seu!, as pessoas esperam que os brasileiros de baixa renda disponham de acesso à internet sem terem de pagar pelo serviço.
Leia, com atenção, a propaganda veiculada na televisão.
– Esse aí é o João-de-barro.
– Seu nome científico? Furnário Rufus.
– A entrada de sua casa é sempre protegida do vento.
– Isso é um bom exemplo de bioarquitetura.
– O João-de-barro era um homem apaixonado, que virou pássaro...
– O saber de cada um compartilhado por todos.
Todo conhecimento transforma.
(Campanha Futura 2013. Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=wFJU1sXg5J4. Acesso em: 26 mar. 2016)
O texto da Campanha Futura 2013 é um bom exemplo ilustra tipos de conhecimento.
Em 1816, Louis Jean Pierre Vieillot fez a catalogação dessa espécie com o nome de Furnarius rufus, como pertencente à ordem dos Passeriformes. Quando se trata de informações como estas, pode-se afirmar que se referem ao conhecimento:
sensitivo.
teológico.
mitológico.
empírico.
científico.
A escolha do gênero textual deve levar em consideração o locutor, interlocutor, finalidade, situação e suporte. Além disso, muitos textos são compostos pela linguagem verbal e não verbal simultaneamente. Com base nisso e no cartum a seguir, responda à questão proposta.
Disponível em: <http://dukechargista.com.br/category/cartuns-duke/>. Acesso em: 09 abr.2016.
Sobre o texto lido, pode-se afirmar que:
a linguagem não verbal é suficiente para a interpretação da mensagem.
a ideia principal é mostrar o número de entregas de pizzas no trânsito.
a mensagem crítica não poderia ser plenamente compreendida sem a linguagem não verbal.
o humor do texto está no fato de o garoto ter uma grande quantidade de pizzas para entregar.
a imagem em destaque mostra que o casal se perdeu devido ao grande número de carros.
Na elaboração de um Projeto, uma vez definido o problema, apresentam-se os objetivos a serem alcançados até chegar à solução dele. Os objetivos, além de solucioná-lo, procuram a excelência no empreendimento e podem ser subdivididos em geral e específicos. Assinale a alternativa correta sobre essa fase do Projeto.
O objetivo geral é alcançado independentemente dos objetivos específicos.
Os objetivos específicos desconsideram o desdobramento do projeto.
O objetivo geral desconsidera a metodologia do trabalho.
Os objetivos específicos generalizam a temática abordada no projeto.
O objetivo geral está ligado a uma visão global e abrangente do tema.
Para Luckesi (1985), o conhecimento pode ser abordado como mecanismo de compreensão e transformação do mundo. Qual é a alternativa em que há uma correspondência entre o tipo de conhecimento e a sua característica?
O conhecimento mitológico vale-se de uma linguagem objetiva para explicar os mitos.
O conhecimento filosófico desconsidera as causas primeiras dos fatos e dos fenômenos.
O conhecimento empírico ignora a experiência cotidiana e comum das pessoas.
O conhecimento científico é um produto que resulta da investigação científica.
O conhecimento teológico pode ser revelado tanto pela fé quanto pela ciência.
Segundo o que propõe a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a referência de um livro segue a seguinte estrutura:
SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Número de páginas.
Assinale a alternativa que apresenta a referência correta para o livro.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 297 p.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 297 p.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 297 p. 2010.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 297 p. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARCONI, MARINA DE ANDRADE; LAKATOS, EVA MARIA. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. São Paulo: Atlas, 2010. 297 p. 7. ed.
Um bom trabalho acadêmico deve apresentar uma sequência de elementos que assegurem a sua organização para tornálo mais apresentável, mais organizado, quanto para possibilitar a sua leitura mais clara. Conforme estabelece a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, a sequência em que os elementos composicionais de um trabalho acadêmico deve aparecer está contida na alternativa:
capa, folha de rosto, resumo na língua vernácula, resumo em língua estrangeira, sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão, referências.
capa, sumário, referências, folha de rosto, resumo na língua vernácula, resumo em língua estrangeira, introdução, desenvolvimento, conclusão.
capa, folha de rosto, sumário, anexos, resumo na língua vernácula, resumo em língua estrangeira, introdução, desenvolvimento, referências, conclusão.
sumário, resumo em língua estrangeira, resumo na língua vernácula, introdução, apresentação, desenvolvimento, conclusão, referências, capa e folha de rosto.
folha de rosto, resumo em língua estrangeira, resumo na língua vernácula, sumário, introdução, desenvolvimento, anexos, conclusão, referências.
A seguir, observe os dados, apresentados em ordem alfabética, de um livro usado na elaboração de um trabalho acadêmico:
Ano: 1997
Autor: Néstor Garcia Canclini
Edição: 3ª
Editora: Editora UFRJ
Local: Rio de Janeiro
Subtítulo: Conflitos multiculturais da globalização
Título: Consumidores e cidadãos
Assinale a alternativa que apresenta a referência correta dessa obra, conforme as normas da ABNT.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3ª Edição. Rio de Janeiro: 1997, Editora UFRJ.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
CANCLINI, NÉSTOR GARCIA. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3ª. Ed. Editora UFRJ: Rio de Janeiro, 1997.
Considere a seguinte situação: você está fazendo a leitura de um projeto de pesquisa, intitulado A variação das preposições A e PARA na fala de Uberaba e Montes Claros, elaborado pelo Prof. Giovanni de Paula Oliveira. Qual é o tipo de conhecimento que será construído após a execução desse projeto?
o tema central do texto é falar mal do governo de São Paulo em relação à necessidade de uma campanha para incentivar as pessoas a usarem mais a internet.
a banda larga é um movimento social que tem como objetivo levar a internet a todas as pessoas do país.
se a internet em banda larga é um direito fundamental, então deve ser criado um Ministério das Comunicações para administrar o acesso à banda larga pelos brasileiros de baixa renda.
a campanha poderá ser um importante instrumento para que no futuro as pessoas possam ter em suas residências internet rápida com preço acessível.
depois da campanha Banda Larga é um Direito Seu!, as pessoas esperam que os brasileiros de baixa renda disponham de acesso à internet sem terem de pagar pelo serviço.
Leia, com atenção, a propaganda veiculada na televisão.
– Esse aí é o João-de-barro.
– Seu nome científico? Furnário Rufus.
– A entrada de sua casa é sempre protegida do vento.
– Isso é um bom exemplo de bioarquitetura.
– O João-de-barro era um homem apaixonado, que virou pássaro...
– O saber de cada um compartilhado por todos.
Todo conhecimento transforma.
(Campanha Futura 2013. Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=wFJU1sXg5J4. Acesso em: 26 mar. 2016)
O texto da Campanha Futura 2013 é um bom exemplo ilustra tipos de conhecimento.
Em 1816, Louis Jean Pierre Vieillot fez a catalogação dessa espécie com o nome de Furnarius rufus, como pertencente à ordem dos Passeriformes. Quando se trata de informações como estas, pode-se afirmar que se referem ao conhecimento:
sensitivo.
teológico.
mitológico.
empírico.
científico.
A escolha do gênero textual deve levar em consideração o locutor, interlocutor, finalidade, situação e suporte. Além disso, muitos textos são compostos pela linguagem verbal e não verbal simultaneamente. Com base nisso e no cartum a seguir, responda à questão proposta.
Disponível em: <http://dukechargista.com.br/category/cartuns-duke/>. Acesso em: 09 abr.2016.
Sobre o texto lido, pode-se afirmar que:
a linguagem não verbal é suficiente para a interpretação da mensagem.
a ideia principal é mostrar o número de entregas de pizzas no trânsito.
a mensagem crítica não poderia ser plenamente compreendida sem a linguagem não verbal.
o humor do texto está no fato de o garoto ter uma grande quantidade de pizzas para entregar.
a imagem em destaque mostra que o casal se perdeu devido ao grande número de carros.
Na elaboração de um Projeto, uma vez definido o problema, apresentam-se os objetivos a serem alcançados até chegar à solução dele. Os objetivos, além de solucioná-lo, procuram a excelência no empreendimento e podem ser subdivididos em geral e específicos. Assinale a alternativa correta sobre essa fase do Projeto.
O objetivo geral é alcançado independentemente dos objetivos específicos.
Os objetivos específicos desconsideram o desdobramento do projeto.
O objetivo geral desconsidera a metodologia do trabalho.
Os objetivos específicos generalizam a temática abordada no projeto.
O objetivo geral está ligado a uma visão global e abrangente do tema.
Para Luckesi (1985), o conhecimento pode ser abordado como mecanismo de compreensão e transformação do mundo. Qual é a alternativa em que há uma correspondência entre o tipo de conhecimento e a sua característica?
O conhecimento mitológico vale-se de uma linguagem objetiva para explicar os mitos.
O conhecimento filosófico desconsidera as causas primeiras dos fatos e dos fenômenos.
O conhecimento empírico ignora a experiência cotidiana e comum das pessoas.
O conhecimento científico é um produto que resulta da investigação científica.
O conhecimento teológico pode ser revelado tanto pela fé quanto pela ciência.
Segundo o que propõe a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a referência de um livro segue a seguinte estrutura:
SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Número de páginas.
Assinale a alternativa que apresenta a referência correta para o livro.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 297 p.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 297 p.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 297 p. 2010.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 297 p. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARCONI, MARINA DE ANDRADE; LAKATOS, EVA MARIA. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. São Paulo: Atlas, 2010. 297 p. 7. ed.
Um bom trabalho acadêmico deve apresentar uma sequência de elementos que assegurem a sua organização para tornálo mais apresentável, mais organizado, quanto para possibilitar a sua leitura mais clara. Conforme estabelece a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, a sequência em que os elementos composicionais de um trabalho acadêmico deve aparecer está contida na alternativa:
capa, folha de rosto, resumo na língua vernácula, resumo em língua estrangeira, sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão, referências.
capa, sumário, referências, folha de rosto, resumo na língua vernácula, resumo em língua estrangeira, introdução, desenvolvimento, conclusão.
capa, folha de rosto, sumário, anexos, resumo na língua vernácula, resumo em língua estrangeira, introdução, desenvolvimento, referências, conclusão.
sumário, resumo em língua estrangeira, resumo na língua vernácula, introdução, apresentação, desenvolvimento, conclusão, referências, capa e folha de rosto.
folha de rosto, resumo em língua estrangeira, resumo na língua vernácula, sumário, introdução, desenvolvimento, anexos, conclusão, referências.
A seguir, observe os dados, apresentados em ordem alfabética, de um livro usado na elaboração de um trabalho acadêmico:
Ano: 1997
Autor: Néstor Garcia Canclini
Edição: 3ª
Editora: Editora UFRJ
Local: Rio de Janeiro
Subtítulo: Conflitos multiculturais da globalização
Título: Consumidores e cidadãos
Assinale a alternativa que apresenta a referência correta dessa obra, conforme as normas da ABNT.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3ª Edição. Rio de Janeiro: 1997, Editora UFRJ.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
CANCLINI, NÉSTOR GARCIA. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3ª. Ed. Editora UFRJ: Rio de Janeiro, 1997.
Considere a seguinte situação: você está fazendo a leitura de um projeto de pesquisa, intitulado A variação das preposições A e PARA na fala de Uberaba e Montes Claros, elaborado pelo Prof. Giovanni de Paula Oliveira. Qual é o tipo de conhecimento que será construído após a execução desse projeto?
– Seu nome científico? Furnário Rufus.
– A entrada de sua casa é sempre protegida do vento.
– Isso é um bom exemplo de bioarquitetura.
– O João-de-barro era um homem apaixonado, que virou pássaro...
– O saber de cada um compartilhado por todos.
Todo conhecimento transforma.
O texto da Campanha Futura 2013 é um bom exemplo ilustra tipos de conhecimento.
Em 1816, Louis Jean Pierre Vieillot fez a catalogação dessa espécie com o nome de Furnarius rufus, como pertencente à ordem dos Passeriformes. Quando se trata de informações como estas, pode-se afirmar que se referem ao conhecimento:
sensitivo.
teológico.
mitológico.
empírico.
científico.
A escolha do gênero textual deve levar em consideração o locutor, interlocutor, finalidade, situação e suporte. Além disso, muitos textos são compostos pela linguagem verbal e não verbal simultaneamente. Com base nisso e no cartum a seguir, responda à questão proposta.
Disponível em: <http://dukechargista.com.br/category/cartuns-duke/>. Acesso em: 09 abr.2016.
Sobre o texto lido, pode-se afirmar que:
a linguagem não verbal é suficiente para a interpretação da mensagem.
a ideia principal é mostrar o número de entregas de pizzas no trânsito.
a mensagem crítica não poderia ser plenamente compreendida sem a linguagem não verbal.
o humor do texto está no fato de o garoto ter uma grande quantidade de pizzas para entregar.
a imagem em destaque mostra que o casal se perdeu devido ao grande número de carros.
Na elaboração de um Projeto, uma vez definido o problema, apresentam-se os objetivos a serem alcançados até chegar à solução dele. Os objetivos, além de solucioná-lo, procuram a excelência no empreendimento e podem ser subdivididos em geral e específicos. Assinale a alternativa correta sobre essa fase do Projeto.
O objetivo geral é alcançado independentemente dos objetivos específicos.
Os objetivos específicos desconsideram o desdobramento do projeto.
O objetivo geral desconsidera a metodologia do trabalho.
Os objetivos específicos generalizam a temática abordada no projeto.
O objetivo geral está ligado a uma visão global e abrangente do tema.
Para Luckesi (1985), o conhecimento pode ser abordado como mecanismo de compreensão e transformação do mundo. Qual é a alternativa em que há uma correspondência entre o tipo de conhecimento e a sua característica?
O conhecimento mitológico vale-se de uma linguagem objetiva para explicar os mitos.
O conhecimento filosófico desconsidera as causas primeiras dos fatos e dos fenômenos.
O conhecimento empírico ignora a experiência cotidiana e comum das pessoas.
O conhecimento científico é um produto que resulta da investigação científica.
O conhecimento teológico pode ser revelado tanto pela fé quanto pela ciência.
Segundo o que propõe a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a referência de um livro segue a seguinte estrutura:
SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Número de páginas.
Assinale a alternativa que apresenta a referência correta para o livro.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 297 p.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 297 p.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 297 p. 2010.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 297 p. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARCONI, MARINA DE ANDRADE; LAKATOS, EVA MARIA. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. São Paulo: Atlas, 2010. 297 p. 7. ed.
Um bom trabalho acadêmico deve apresentar uma sequência de elementos que assegurem a sua organização para tornálo mais apresentável, mais organizado, quanto para possibilitar a sua leitura mais clara. Conforme estabelece a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, a sequência em que os elementos composicionais de um trabalho acadêmico deve aparecer está contida na alternativa:
capa, folha de rosto, resumo na língua vernácula, resumo em língua estrangeira, sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão, referências.
capa, sumário, referências, folha de rosto, resumo na língua vernácula, resumo em língua estrangeira, introdução, desenvolvimento, conclusão.
capa, folha de rosto, sumário, anexos, resumo na língua vernácula, resumo em língua estrangeira, introdução, desenvolvimento, referências, conclusão.
sumário, resumo em língua estrangeira, resumo na língua vernácula, introdução, apresentação, desenvolvimento, conclusão, referências, capa e folha de rosto.
folha de rosto, resumo em língua estrangeira, resumo na língua vernácula, sumário, introdução, desenvolvimento, anexos, conclusão, referências.
A seguir, observe os dados, apresentados em ordem alfabética, de um livro usado na elaboração de um trabalho acadêmico:
Ano: 1997
Autor: Néstor Garcia Canclini
Edição: 3ª
Editora: Editora UFRJ
Local: Rio de Janeiro
Subtítulo: Conflitos multiculturais da globalização
Título: Consumidores e cidadãos
Assinale a alternativa que apresenta a referência correta dessa obra, conforme as normas da ABNT.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3ª Edição. Rio de Janeiro: 1997, Editora UFRJ.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
CANCLINI, NÉSTOR GARCIA. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3ª. Ed. Editora UFRJ: Rio de Janeiro, 1997.
Considere a seguinte situação: você está fazendo a leitura de um projeto de pesquisa, intitulado A variação das preposições A e PARA na fala de Uberaba e Montes Claros, elaborado pelo Prof. Giovanni de Paula Oliveira. Qual é o tipo de conhecimento que será construído após a execução desse projeto?
a linguagem não verbal é suficiente para a interpretação da mensagem.
a ideia principal é mostrar o número de entregas de pizzas no trânsito.
a mensagem crítica não poderia ser plenamente compreendida sem a linguagem não verbal.
o humor do texto está no fato de o garoto ter uma grande quantidade de pizzas para entregar.
a imagem em destaque mostra que o casal se perdeu devido ao grande número de carros.
Na elaboração de um Projeto, uma vez definido o problema, apresentam-se os objetivos a serem alcançados até chegar à solução dele. Os objetivos, além de solucioná-lo, procuram a excelência no empreendimento e podem ser subdivididos em geral e específicos. Assinale a alternativa correta sobre essa fase do Projeto.
O objetivo geral é alcançado independentemente dos objetivos específicos.
Os objetivos específicos desconsideram o desdobramento do projeto.
O objetivo geral desconsidera a metodologia do trabalho.
Os objetivos específicos generalizam a temática abordada no projeto.
O objetivo geral está ligado a uma visão global e abrangente do tema.
Para Luckesi (1985), o conhecimento pode ser abordado como mecanismo de compreensão e transformação do mundo. Qual é a alternativa em que há uma correspondência entre o tipo de conhecimento e a sua característica?
O conhecimento mitológico vale-se de uma linguagem objetiva para explicar os mitos.
O conhecimento filosófico desconsidera as causas primeiras dos fatos e dos fenômenos.
O conhecimento empírico ignora a experiência cotidiana e comum das pessoas.
O conhecimento científico é um produto que resulta da investigação científica.
O conhecimento teológico pode ser revelado tanto pela fé quanto pela ciência.
Segundo o que propõe a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a referência de um livro segue a seguinte estrutura:
SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Número de páginas.
Assinale a alternativa que apresenta a referência correta para o livro.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 297 p.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 297 p.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 297 p. 2010.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 297 p. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARCONI, MARINA DE ANDRADE; LAKATOS, EVA MARIA. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. São Paulo: Atlas, 2010. 297 p. 7. ed.
Um bom trabalho acadêmico deve apresentar uma sequência de elementos que assegurem a sua organização para tornálo mais apresentável, mais organizado, quanto para possibilitar a sua leitura mais clara. Conforme estabelece a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, a sequência em que os elementos composicionais de um trabalho acadêmico deve aparecer está contida na alternativa:
capa, folha de rosto, resumo na língua vernácula, resumo em língua estrangeira, sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão, referências.
capa, sumário, referências, folha de rosto, resumo na língua vernácula, resumo em língua estrangeira, introdução, desenvolvimento, conclusão.
capa, folha de rosto, sumário, anexos, resumo na língua vernácula, resumo em língua estrangeira, introdução, desenvolvimento, referências, conclusão.
sumário, resumo em língua estrangeira, resumo na língua vernácula, introdução, apresentação, desenvolvimento, conclusão, referências, capa e folha de rosto.
folha de rosto, resumo em língua estrangeira, resumo na língua vernácula, sumário, introdução, desenvolvimento, anexos, conclusão, referências.
A seguir, observe os dados, apresentados em ordem alfabética, de um livro usado na elaboração de um trabalho acadêmico:
Ano: 1997
Autor: Néstor Garcia Canclini
Edição: 3ª
Editora: Editora UFRJ
Local: Rio de Janeiro
Subtítulo: Conflitos multiculturais da globalização
Título: Consumidores e cidadãos
Assinale a alternativa que apresenta a referência correta dessa obra, conforme as normas da ABNT.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3ª Edição. Rio de Janeiro: 1997, Editora UFRJ.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
CANCLINI, NÉSTOR GARCIA. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3ª. Ed. Editora UFRJ: Rio de Janeiro, 1997.
Considere a seguinte situação: você está fazendo a leitura de um projeto de pesquisa, intitulado A variação das preposições A e PARA na fala de Uberaba e Montes Claros, elaborado pelo Prof. Giovanni de Paula Oliveira. Qual é o tipo de conhecimento que será construído após a execução desse projeto?
O objetivo geral é alcançado independentemente dos objetivos específicos.
Os objetivos específicos desconsideram o desdobramento do projeto.
O objetivo geral desconsidera a metodologia do trabalho.
Os objetivos específicos generalizam a temática abordada no projeto.
O objetivo geral está ligado a uma visão global e abrangente do tema.
Para Luckesi (1985), o conhecimento pode ser abordado como mecanismo de compreensão e transformação do mundo. Qual é a alternativa em que há uma correspondência entre o tipo de conhecimento e a sua característica?
O conhecimento mitológico vale-se de uma linguagem objetiva para explicar os mitos.
O conhecimento filosófico desconsidera as causas primeiras dos fatos e dos fenômenos.
O conhecimento empírico ignora a experiência cotidiana e comum das pessoas.
O conhecimento científico é um produto que resulta da investigação científica.
O conhecimento teológico pode ser revelado tanto pela fé quanto pela ciência.
Segundo o que propõe a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a referência de um livro segue a seguinte estrutura:
SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Número de páginas.
Assinale a alternativa que apresenta a referência correta para o livro.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 297 p.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 297 p.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 297 p. 2010.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 297 p. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARCONI, MARINA DE ANDRADE; LAKATOS, EVA MARIA. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. São Paulo: Atlas, 2010. 297 p. 7. ed.
Um bom trabalho acadêmico deve apresentar uma sequência de elementos que assegurem a sua organização para tornálo mais apresentável, mais organizado, quanto para possibilitar a sua leitura mais clara. Conforme estabelece a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, a sequência em que os elementos composicionais de um trabalho acadêmico deve aparecer está contida na alternativa:
capa, folha de rosto, resumo na língua vernácula, resumo em língua estrangeira, sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão, referências.
capa, sumário, referências, folha de rosto, resumo na língua vernácula, resumo em língua estrangeira, introdução, desenvolvimento, conclusão.
capa, folha de rosto, sumário, anexos, resumo na língua vernácula, resumo em língua estrangeira, introdução, desenvolvimento, referências, conclusão.
sumário, resumo em língua estrangeira, resumo na língua vernácula, introdução, apresentação, desenvolvimento, conclusão, referências, capa e folha de rosto.
folha de rosto, resumo em língua estrangeira, resumo na língua vernácula, sumário, introdução, desenvolvimento, anexos, conclusão, referências.
A seguir, observe os dados, apresentados em ordem alfabética, de um livro usado na elaboração de um trabalho acadêmico:
Ano: 1997
Autor: Néstor Garcia Canclini
Edição: 3ª
Editora: Editora UFRJ
Local: Rio de Janeiro
Subtítulo: Conflitos multiculturais da globalização
Título: Consumidores e cidadãos
Assinale a alternativa que apresenta a referência correta dessa obra, conforme as normas da ABNT.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3ª Edição. Rio de Janeiro: 1997, Editora UFRJ.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
CANCLINI, NÉSTOR GARCIA. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3ª. Ed. Editora UFRJ: Rio de Janeiro, 1997.
Considere a seguinte situação: você está fazendo a leitura de um projeto de pesquisa, intitulado A variação das preposições A e PARA na fala de Uberaba e Montes Claros, elaborado pelo Prof. Giovanni de Paula Oliveira. Qual é o tipo de conhecimento que será construído após a execução desse projeto?
O conhecimento mitológico vale-se de uma linguagem objetiva para explicar os mitos.
O conhecimento filosófico desconsidera as causas primeiras dos fatos e dos fenômenos.
O conhecimento empírico ignora a experiência cotidiana e comum das pessoas.
O conhecimento científico é um produto que resulta da investigação científica.
O conhecimento teológico pode ser revelado tanto pela fé quanto pela ciência.
Segundo o que propõe a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a referência de um livro segue a seguinte estrutura:
SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Número de páginas.
Assinale a alternativa que apresenta a referência correta para o livro.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 297 p.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 297 p.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 297 p. 2010.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 297 p. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARCONI, MARINA DE ANDRADE; LAKATOS, EVA MARIA. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. São Paulo: Atlas, 2010. 297 p. 7. ed.
Um bom trabalho acadêmico deve apresentar uma sequência de elementos que assegurem a sua organização para tornálo mais apresentável, mais organizado, quanto para possibilitar a sua leitura mais clara. Conforme estabelece a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, a sequência em que os elementos composicionais de um trabalho acadêmico deve aparecer está contida na alternativa:
capa, folha de rosto, resumo na língua vernácula, resumo em língua estrangeira, sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão, referências.
capa, sumário, referências, folha de rosto, resumo na língua vernácula, resumo em língua estrangeira, introdução, desenvolvimento, conclusão.
capa, folha de rosto, sumário, anexos, resumo na língua vernácula, resumo em língua estrangeira, introdução, desenvolvimento, referências, conclusão.
sumário, resumo em língua estrangeira, resumo na língua vernácula, introdução, apresentação, desenvolvimento, conclusão, referências, capa e folha de rosto.
folha de rosto, resumo em língua estrangeira, resumo na língua vernácula, sumário, introdução, desenvolvimento, anexos, conclusão, referências.
A seguir, observe os dados, apresentados em ordem alfabética, de um livro usado na elaboração de um trabalho acadêmico:
Ano: 1997
Autor: Néstor Garcia Canclini
Edição: 3ª
Editora: Editora UFRJ
Local: Rio de Janeiro
Subtítulo: Conflitos multiculturais da globalização
Título: Consumidores e cidadãos
Assinale a alternativa que apresenta a referência correta dessa obra, conforme as normas da ABNT.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3ª Edição. Rio de Janeiro: 1997, Editora UFRJ.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
CANCLINI, NÉSTOR GARCIA. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3ª. Ed. Editora UFRJ: Rio de Janeiro, 1997.
Considere a seguinte situação: você está fazendo a leitura de um projeto de pesquisa, intitulado A variação das preposições A e PARA na fala de Uberaba e Montes Claros, elaborado pelo Prof. Giovanni de Paula Oliveira. Qual é o tipo de conhecimento que será construído após a execução desse projeto?
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 297 p.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 297 p.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 297 p. 2010.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 297 p. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARCONI, MARINA DE ANDRADE; LAKATOS, EVA MARIA. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. São Paulo: Atlas, 2010. 297 p. 7. ed.
Um bom trabalho acadêmico deve apresentar uma sequência de elementos que assegurem a sua organização para tornálo mais apresentável, mais organizado, quanto para possibilitar a sua leitura mais clara. Conforme estabelece a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, a sequência em que os elementos composicionais de um trabalho acadêmico deve aparecer está contida na alternativa:
capa, folha de rosto, resumo na língua vernácula, resumo em língua estrangeira, sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão, referências.
capa, sumário, referências, folha de rosto, resumo na língua vernácula, resumo em língua estrangeira, introdução, desenvolvimento, conclusão.
capa, folha de rosto, sumário, anexos, resumo na língua vernácula, resumo em língua estrangeira, introdução, desenvolvimento, referências, conclusão.
sumário, resumo em língua estrangeira, resumo na língua vernácula, introdução, apresentação, desenvolvimento, conclusão, referências, capa e folha de rosto.
folha de rosto, resumo em língua estrangeira, resumo na língua vernácula, sumário, introdução, desenvolvimento, anexos, conclusão, referências.
A seguir, observe os dados, apresentados em ordem alfabética, de um livro usado na elaboração de um trabalho acadêmico:
Ano: 1997
Autor: Néstor Garcia Canclini
Edição: 3ª
Editora: Editora UFRJ
Local: Rio de Janeiro
Subtítulo: Conflitos multiculturais da globalização
Título: Consumidores e cidadãos
Assinale a alternativa que apresenta a referência correta dessa obra, conforme as normas da ABNT.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3ª Edição. Rio de Janeiro: 1997, Editora UFRJ.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
CANCLINI, NÉSTOR GARCIA. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3ª. Ed. Editora UFRJ: Rio de Janeiro, 1997.
Considere a seguinte situação: você está fazendo a leitura de um projeto de pesquisa, intitulado A variação das preposições A e PARA na fala de Uberaba e Montes Claros, elaborado pelo Prof. Giovanni de Paula Oliveira. Qual é o tipo de conhecimento que será construído após a execução desse projeto?
capa, folha de rosto, resumo na língua vernácula, resumo em língua estrangeira, sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão, referências.
capa, sumário, referências, folha de rosto, resumo na língua vernácula, resumo em língua estrangeira, introdução, desenvolvimento, conclusão.
capa, folha de rosto, sumário, anexos, resumo na língua vernácula, resumo em língua estrangeira, introdução, desenvolvimento, referências, conclusão.
sumário, resumo em língua estrangeira, resumo na língua vernácula, introdução, apresentação, desenvolvimento, conclusão, referências, capa e folha de rosto.
folha de rosto, resumo em língua estrangeira, resumo na língua vernácula, sumário, introdução, desenvolvimento, anexos, conclusão, referências.
A seguir, observe os dados, apresentados em ordem alfabética, de um livro usado na elaboração de um trabalho acadêmico:
Ano: 1997
Autor: Néstor Garcia Canclini
Edição: 3ª
Editora: Editora UFRJ
Local: Rio de Janeiro
Subtítulo: Conflitos multiculturais da globalização
Título: Consumidores e cidadãos
Assinale a alternativa que apresenta a referência correta dessa obra, conforme as normas da ABNT.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3ª Edição. Rio de Janeiro: 1997, Editora UFRJ.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
CANCLINI, NÉSTOR GARCIA. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3ª. Ed. Editora UFRJ: Rio de Janeiro, 1997.
Considere a seguinte situação: você está fazendo a leitura de um projeto de pesquisa, intitulado A variação das preposições A e PARA na fala de Uberaba e Montes Claros, elaborado pelo Prof. Giovanni de Paula Oliveira. Qual é o tipo de conhecimento que será construído após a execução desse projeto?
Ano: 1997
Autor: Néstor Garcia Canclini
Edição: 3ª
Editora: Editora UFRJ
Local: Rio de Janeiro
Subtítulo: Conflitos multiculturais da globalização
Título: Consumidores e cidadãos
Assinale a alternativa que apresenta a referência correta dessa obra, conforme as normas da ABNT.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3ª Edição. Rio de Janeiro: 1997, Editora UFRJ.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
CANCLINI, NÉSTOR GARCIA. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3ª. Ed. Editora UFRJ: Rio de Janeiro, 1997.